Rede municipal participa da Olimpíada Brasileira de Matemática - Macaé


A primeira fase da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acontece nesta terça-feira (27). A avaliação será aplicada em 19 escolas municipais de Macaé, para cerca de 8 mil alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade - além do Ensino Médio. 

Este ano, o tema da prova nacional será “Somando novos talentos para o Brasil”. O objetivo da OBMEP é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A avaliação é promovida pelos ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). 

Entre as unidades municipais que vão fazer parte da OBMEP estão escolas como Botafogo, Elza Ibrahim, Generino Teotônio de Luna, Samuel Brust, Colégio Aplicação, Engenho da Praia, Maria Letícia Santos Carvalho e Professora Maria Isabel Damasceno Simão - além das que estão situadas na Serra, como Tarcísio Paes Figueiredo, Ivete Santana e Pedro Adami. 

A primeira etapa terá 20 questões objetivas de múltipla escolha e será aplicada por professores na própria escola. Do desempenho desta fase, a OBMEP selecionará cerca de 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação. A segunda etapa acontecerá em 13 de setembro. A divulgação dos vencedores será em 1º de dezembro.

Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a iniciativa contribui para reforçar a importância da disciplina da Matemática. “Este é mais um estímulo para os alunos e professores se dedicarem à Matemática, com a utilização de diversificadas ferramentas pedagógicas, além de descobertas de potencialidades”, destacou. 

Macaé é uma das cidades participantes que apresenta um currículo significativo na conquista de medalhas na olimpíada. A trajetória da rede municipal é marcada por medalhas de ouro, prata, bronze e centenas de menções honrosas. Entre os estudantes medalhistas está o aluno Maicon Gomes Moreno, de 13 anos. Ele recebeu a medalha de ouro da OBMEP-2012 no ano letivo de 2013.

Para edição deste ano, a organização inovou com a implementação de novos acessos a um ensino de matemática diferenciado. Dentre as realizações da OBMEP está o lançamento do portal da Matemática, que abrange aplicativos e vídeo aulas, com ênfase ao currículo da Matemática, do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio.

Para o coordenador de Matemática do 6º ao 9º ano, Sérgio Gonçalves, a Olimpíada movimenta as unidades municipais. “A OBMEP vem se destacando por mostrar que as atividades realizadas contribuem para o processo ensino aprendizagem”, frisou.

Premiação - A OBMEP vai premiar 6,5 mil estudantes, sendo 500 com medalhas de ouro; 1,5 mil de prata; e 4,5 mil de bronze. Todos os participantes serão convidados a integrar também o Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2015.

Foto: Guga Malheiros

Notícias Relacionadas

cidades 8591599882527530667

Postar um comentário

emo-but-icon

Baixe nosso Aplicativo


+ Lidas

Comentários

Siga-nos no Twitter

Facebook

Publicidade

PUBLICIDADE

item