Blocos levam 1 milhão às ruas no fim de semana, diz Riotur

https://geracaoqueavanca.blogspot.com/2014/02/blocos-levam-1-milhao-as-ruas-no-fim-de.html
Os blocos que desfilaram no sábado (22) e neste domingo (23) reuniram um milhão de pessoas nas ruas do Rio, segundo informou a Riotur. Somente o Bloco da Preta, da cantora Preta Gil, que desfilou na tarde deste domingo no Centro, teve um público de 500 mil foliões. A expectativa da Riotur era de 830 mil pessoas na folia do fim de semana.
Durante a passagem dos blocos deste domingo, a Secretaria Municipal de Ordem Pública conduziu à delegacia 116 pessoas (entre eles 22 mulheres e um estrangeiro) que urinavam na rua durante a passagem do Bloco da Preta e do Suvaco do Cristo, no Jardim Botânico, na Zona Sul. Eles foram multadas em R$ 157.
De manhã, o tradicional bloco Suvaco do Cristo arrastou 35 mil pessoas, segundo a Riotur, em seu 29º desfile pela Rua Jardim Botânico. Os foliões esbanjaram animação e criatividade na hora de montar a fantasia, e se inspiraram em filmes, jogos e músicas. O desfile do Suvaco gerou 2, 5 toneladas de lixo, segundo a Comlurb.
Conhecido por transformar músicas do repertório brega em marchinhas de carnaval, o bloco Fogo e Paixão – nome de uma famosa música do falecido cantor Wando - começou cedo a encher de alegria e descontração o Largo de São Francisco, no Centro. Este ano, a novidade para agitar as centenas de foliões, foram os hits "Beijinho no ombro", da funkeira Valesca Popozuda e "Show das poderosas", de Anitta.
Apesar das novidades, o bloco manteve o clima romântico: um folião não se conteve, e subiu no palco para fazer um pedido de casamento. A Riotur calculou em oito mil o número de pessoas no bloco.
Com dois trios elétricos, o Bloco da Preta, da cantora Preta Gil, saiu pontualmente às 15h deste domingo da esquina das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, no Centro. No alto de um dos carros, a cantora, vestida de preto e dourado, recebeu convidados como o Netinho e Tiago Abravanel. A atriz Carolina Dieckmann se divertiu no alto do carro, com Preta, vestida de Mulher Maravilha. No repertório do bloco, os maiores sucessos da MPB e sambas-enredos clássicos.
De acordo com a Comlurb, no Bloco da Preta foram removidas 5,7 toneladas de lixo numa primeira estimativa.
O início do desfile, que percorreu a Avenida Rio Branco, foi tumultuado por brigas entre os foliões. A cantora teve que parar na altura da Rua Buenos Aires para que os ânimos se acalmassem. Preta chegou a dar uma bronca nos foliões, pedindo por mais educação, e, de forma bem humorada, pediu para que, em vez de brigar dessem beijos na boca.
No sábado, os garis da Comlurb trabalharam muito: após o desfile do Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, na Zona Sul, foram removidas 1, 7 toneladas de resíduos. Os oito blocos que saíram nos bairros de Laranjeiras,Catete, Urca e Largo do Machado, também na Zona Sul, produziram 3,7 toneladas de lixo. Em Copacabana, os cinco blocos que desfilaram no sábado produziram 3, 1 toneladas.
Segundo a Comlurb, os garis afirmaram ter notado um início de mudança de comportamento de parte dos foliões, que se preocupavam em jogar o lixo na lixeira. Alguns chegaram a comentar que o Lixo Zero, ação que multa quem joga lixo na rua, está educando o povo.