Caixa lança ferramenta para facilitar recolhimento de FGTS de domésticas

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (30) o lançamento de um serviço eletrônico para facilitar o recolhimento do Fundo de Garantia Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores domésticos que, agora, poderá ser feito pela internet.
No preenchimento da guia, o empregador informa o Cadastro Específico do INSS (CEI) e os dados cadastrais dos trabalhadores. O documento já sai com código de barras, pronto para recolhimento em qualquer canal disponível pela rede bancária. O acesso ao novo serviço pode ser realizado pelo endereço www.esocial.gov.br, bastando selecionar a opção Guia FGTS, disponível no lado esquerda da página.
O novo portal calcula o valor do depósito, inclusive para recolhimento em atraso, e gera a guia do FGTS com código de barras. "Outra facilidade do novo serviço é que, após o primeiro recolhimento, as informações serão armazenadas no sistema, o que possibilitará a geração das próxima guias mensais com a simples inclusão da inscrição CEI do empregador doméstico e a validação dos dados demonstrados pelo aplicativo", informa a Caixa.
Atualmente, mais de 170 mil empregados domésticos recebem depósitos mensais em suas contas do FGTS, por liberalidade dos seus empregadores. Segundo a Caixa, no ano de 2013, foram registrados aproximadamente R$ 145 milhões em recolhimentos do FGTS a trabalhadores domésticos.
A Emenda Constitucional nº 72/2013, aprovada em abril do ano passado, que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos, dentre eles a obrigatoriedade de recolhimento do FGTS, ainda se encontra em fase de apreciação pelo Congresso Nacional.
A Caixa lembra que até a regulamentação dessa emenda, o recolhimento do FGTS, pelo empregador doméstico, continua facultativo.
A regulamentação em discussão trata do seguro-desemprego, indenização em demissões sem justa causa, conta no FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche e seguro contra acidente de trabalho.
Para virar lei, a regulamentação dos novos direitos de empregados domésticos ainda precisa ser aprovado em definitico pelo Congresso Nacional, antes da sanção da presidente Dilma Rousseff.

Notícias Relacionadas

Para reforçar caixa, governo pretende mudar leilão de telefonia celular 4G

As teles devem ajudar a salvar as contas do governo, que decidiu mudar as regras da fase dois do leilão do 4G para reforçar o caixa e, assim, cumprir as metas de superavit fiscal sem apelar para ma...

Receita começa a receber as declarações do IR 2014 nesta quinta

A Receita Federal começou a receber nesta quinta-feira (6) a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014, ano-base 2013. O prazo vai até o dia 30 de abril deste ano, e quem perder está...

Ligações de telefones fixos para celular vão ficar 13% mais baratas em março

A partir de março, as ligações locais e interurbanas dos telefone fixo para celular ficarão, em média, 13% mais baratas. A informação foi dada nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunica...

Postar um comentário

emo-but-icon
:noprob:
:smile:
:shy:
:trope:
:sneered:
:happy:
:escort:
:rapt:
:love:
:heart:
:angry:
:hate:
:sad:
:sigh:
:disappointed:
:cry:
:fear:
:surprise:
:unbelieve:
:shit:
:like:
:dislike:
:clap:
:cuff:
:fist:
:ok:
:file:
:link:
:place:
:contact:

Baixe nosso Aplicativo


+ LidasComentários

+ Lidas

Comentários

Siga-nos no Twitter

Facebook

Publicidade

PUBLICIDADE

item