Mocidade homenageia carnavalesco com enredo 'Pernambucópolis'

https://geracaoqueavanca.blogspot.com/2014/02/mocidade-homenageia-carnavalesco-com.html
Após transtornos enfrentados pela Mocidade às vésperas do carnaval - o presidente Paulo Vianna renunciou ao cargo no dia 5 de fevereiro depois de problemas com a Justiça -, a escola de Padre Miguel vive até segunda-feira feira (3 de março), quando desfila, uma corrida contra o tempo. Segundo o carnavalesco Paulo Menezes, com a troca na presidência - no lugar de Vianna entrou Waldyr Trindade, o Vô Macumba - os pagamentos foram acertados e, desde então, as alegorias passaram a ganhar forma. O enredo "Pernambucópolis" é uma homenagem ao carnavalesco Fernando Pinto, que morreu em 1987 e deixou sua marca registrada fazendo os carnavais “Ziriguidum 2001, um carnaval nas estrelas” e “Tupinicópolis”, para a Mocidade.
A musicalidade pernambucana e o carnaval de Olinda, com o seu famoso bloco Galo da Madrugada, também aparecerão na passarela do samba em alegoria e ritmo: a famosa bateria "Não Existe Mais Quente" vai fazer paradinhas com o frevo e o maracatu. Luiz Gonzaga e Dominguinhos, conterrâneos de Fernando Pinto, também serão homenageados pela escola de Padre Miguel. O carro que homenageia ritmos terá um beijaço gay.
O Rio São Francisco, um dos mais importantes cursos d´água do país e que passa por Pernambuco, vai ser retratado na avenida. A alcunha dada a Recife de "Veneza Brasileira" vai ser explorada nesse contexto. Uma gôndola veneziana cheia de carrancas passeará pelo "velho chico", como o rio é carinhosamente conhecido. O principal polo destas esculturas, com formas de homem ou de animal, fica em Petrolina. Este carro alegórico vai explorar também os mistérios e lendas do estado de Fernando Pinto.
No último carro, a brincadeira é a seguinte: Fernando Pinto pega tudo o que viu durante o desfile da Mocidade, volta para o espaço e funda a cidade imaginária "Pernambucópolis". "Com este enredo a gente resgata a ousadia, a liberdade, a brasilidade e a linguagem futurista do carnavalesco", disse Menezes, confiante no título.