Samsung Galaxy S5 traz recursos fitness e de segurança, mas pouca inovação

https://geracaoqueavanca.blogspot.com/2014/02/samsung-galaxy-s5-traz-recursos-fitness.html
"O usuário quer um dispositivo que traga melhorias relevantes para o seu cotidiano." Podemos acrescentar à fala de JK Shin, diretor-executivo da Samsung, mais um detalhe: também gostamos de inovação. O Galaxy S5, revelado nesta segunda (24) em Barcelona (Espanha) se destaca por ser, ao mesmo tempo, smartphone, câmera e acessório fitness. Mas o anúncio não chegou a impressionar quem esperava tecnologias inéditas.
A Samsung, que tinha surpreendido ao lançar o S4 e propor "uma nova forma" de usarmos nossos smartphones, dessa vez limitou-se à acompanhar a evolução da concorrência. Com o leitor biométrico, igualou-se à Apple. Já os recursos "sofisticados" da câmera com foco seletivo e gravação em 4k (ultrarresolução) a deixaram no páreo com Nokia e Sony, respectivamente. A grande inovação ficou a cargo do monitoramento dos batimentos cardíacos embutido no aparelho, que é combinado ao acompanhamento da saúde do usuário.
O monitor funciona em conjunto com o aplicativo SHealth, aplicativo presente no S4 e que agora chega à versão 3.0. Ele acompanha a atividade física, alimentação e sono, dando dicas para que a pessoa cuide da própria saúde. O smartphone também é compatível com três novos relógios inteligentes (Gear 2, Neo e Fit), apresentados nesta segunda. No caso do último, a proposta de acompanhamento fitness fica ainda mais completa. Os dados captados pelo Fit, que também conta com monitor de batimentos cardíacos, são enviados ao aplicativo de saúde para análise.
Em termos de hardware, a configuração é a esperada para um modelo top de linha. O celular tem conexão 4G (tecnologia Cat.4, que promete atingir até 150 Mbps em redes compatíveis), tela super Amoled Full HD (1.920 x 1.080 pixels), processador quad-core (quatro núcleos) de 2,5 GHz, 2 GB de RAM, armazenamento de 16 GB ou 32 GB, câmera frontal de 3,2 megapixels, bateria com 2.800 mAh, tecnologia NFC (detransmissão de dados via contato) e Android 4.4.2 (Kit Kat). Suas dimensões são 14,2 x 7,25 x 0,8 cm, e o peso fica em 145 gramas.
A novidade será lançada em 11 de abril, em 150 países, incluindo o Brasil. O preço, de acordo com a fabricante, deve ser anunciado na proximidade do início das vendas.
Câmera
Para usuários que sentem falta de ajustes profissionais na câmera do smartphone, o Galaxy S5 traz dois recursos que podem agradar. O primeiro é o foco em objetos em 0,3 segundo. É tão rápido que permite apontar o aparelho em qualquer direção, displicentemente, e disparar repetidamente sem perder as imagens tiradas. Bem diferente daquele costume que adquirimos em dar um toque leve na tela para ajustar o foco em um objeto.
A segunda novidade é o foco seletivo, que destaca um objeto ou pessoa na cena, deixando o restante desfocado. Apesar de dar um toque mais refinado às imagens, o efeito também pode ser obtido com aplicativos de edição, como o Snapseed.
Fora isso, a câmera do S5 pode gravar em 4k (ultradefinição), acompanhando a tendência do mercado que já conta com televisores (bem caros) que suportam a tecnologia, mas poucos dispositivos ainda capazes de produzir conteúdo com essa qualidade.