Sapucaí tem a tradicional lavagem que antecede o carnaval do Rio

https://geracaoqueavanca.blogspot.com/2014/02/sapucai-tem-tradicional-lavagem-que.html
A Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio, se transformou em um grande palco de religiosidade na noite deste domingo (23) com a tradicional lavagem da avenida, que antecede o carnaval.
"Toda quadra de escola de samba foi terreiro. Toda escola começa num terreiro.Nós, sambistas, temos um pé no terreiro. Essa festa significa convocar toda a religiosidade do samba para poder começar o carnaval; se sentindo prestigiados, os deuses liberam a festa", explicou o carnavalesco e comentarista de carnaval Milton Cunha.
E este ano a lavagem também faz uma celebração especial: os 30 anos do Sambódromo. O evento conta com a participação de integrantes de todas as escolas de samba dos grupos A e Especial.
"É só energia boa. É abrir os caminhos para não haver problemas na hora do desfile", disse Perleliana Soares de Lourenço, de 69 anos, que este ano também comemora 30 anos como baiana do Salgueiro.
Por volta das 20h, o rufar dos tambores anunciaram a chegada das mães de santo, que limparam a pista com água de cheiro, uma mistura de águas de mar, de cachoeira e de rio, usando vassouras feitas de ervas. Um cortejo trouxe a imagem de São Sebastião.
Além das tradicionais baianas, a pista da Sapucaí também foi ocupada por um grupo de crianças representando o futuro, seguidas por casais que retratam a velha-guarda. Os casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas do Grupo Especial e da Série A participaram da festa.
Após a cerimônia de lavagem da pista, a escola de samba Vila Isabel estava programada para testar luzes e som para seu desfile.