Feira Rio Genética em Macaé comercializa 100% dos animais disponibilizados

Em sua 25ª edição, no ultimo sábado (29), em Macaé, a feira de animais do programa comercializou 100% dos animais disponibilizados, atraindo pecuaristas, especialmente das Regiões Norte, Noroeste e Serrana do estado. O elevado nível dos criatórios fornecedores de genética motivou o lance dos produtores, que foram até o parque de exposições na esperança de levar para suas propriedades algumas das 200 vacas e novilhas Girolando oferecidas.
O pequeno produtor Francisco Batista de Souza, do Assentamento Rural 25 de Março, em Carapebus foi um deles. Satisfeito com o salto em sua produção de 30 para 70 litros de leite/dia, após a aquisição de quatro vacas, em junho de 2012, na feira Rio Genética, em Cardoso Moreira, desta vez investiu R$ 16,5 mil na compra de mais três animais financiados.
Sem as condições facilitadas de pagamento não poderia ter animais como estes. Hoje no meu sítio de 12 hectares, a qualidade faz toda a diferença. Com o mesmo número de vacas que possuía antes de conhecer o Rio Genética, consigo mais leite - contou o produtor, que vende sua produção para a cooperativa agropecuária de Conceição de Macabu.
Estimulado com o potencial dos animais, Francisco viu na orientação do técnico da Emater-Rio de seu município, Sebastião Geraldo Leite Lima, a importância da alimentação e do manejo adequado do gado para o sucesso da produção. A implantação da técnica de pastoreio rotacionado tem sido um aliado para alimentar o rebanho. O pequeno produtor também recebeu incentivo do Programa Rio Rural para proteger nascentes em sua propriedade.
De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o Rio Genética, que já financiou quase 11 mil animais de qualidade, com investimentos de R$ 35 milhões, é reconhecido como um dos programas de melhoramento genético mais importantes do país.
Já foram beneficiados cerca de 1.200 produtores. É um número bastante significativo. Em cada uma dessas propriedades, há, pelo menos mais cinco famílias de trabalhadores rurais, que acabam se beneficiando com a iniciativa - frisou.
Ele acrescentou que as Feiras de Animais Rio Genética tem sido fundamentais para estimular o processo produtivo, com a atração de mais produtores para o setor e crescimento da produção leiteira no estado.
Na Feira em Macaé, 42 produtores adquiriram todas as 200 vacas e novilhas da raça Girolando e seis tourinhos Gir disponibilizados no evento.