https://geracaoqueavanca.blogspot.com/2014/04/mamaco-vai-defender-amamentacao-livre.html
Revoltadas com uma denúncia de discriminação contra uma mãe que teria sido impedida de amamentar em um consultório odontológico, mães de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, organizam um mamaço nesta segunda-feira (7). O protesto está marcado para começar às 10h na Praça Porto Rocha, no Centro da cidade.
A manifestação está sendo marcada pelas redes sociais. O movimento começou depois que uma empresária denunciou que teria sido discriminada no consultório de uma dentista. Segundo ela, o caso aconteceu no dia 17 de março. Ela afirma que levou a filha de um ano e dois meses para avaliação dos dentes. O diagnóstico dado pela dentista foi de "cárie de amamentação". Segundo a mãe, a médica disse que, antes de fazer o tratamento, ela teria que parar de amamentar.
"Ela disse para passar iodo no peito para a minha filha não querer mais mamar", contou Juliana Monteiro.
Para a surpresa dela, a cena mais chocante ainda estava por vir. Segundo Juliana, em determinado momento da consulta a filha dela puxou a blusa e começou a mamar.
"Neste momento a dentista olhou com uma cara de nojo e disse: 'ah não, no meu consultório não'. Eu fiquei apavorada e saí de lá chorando", continuou Juliana.
Indignada, a mãe da criança de um ano e dois meses saiu do consultório e foi direto para a 126ª DP (Cabo Frio), mas não conseguiu registrar ocorrência porque foi informada que o fato não configuraria crime. Foi então que ela usou uma rede social para se manifestar. A postagem teve vários comentários e compartilhamentos. Com o envolvimento da ONG Casa da Borboleta, que defende e amamentação livre, o ato em praça pública foi organizado.
A Hora do Mamaço foi criada em 2012 pela ONG Aleitamento Materno Solidário, em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação é considerada padrão ouro de nutrição infantil. A recomendação é de amamentar por dois anos, sendo que de maneira exclusiva nos primeiros seis meses. Estudos apontam o aleitamento como um dos fatores que diminuem as alergias, otites, asma, bronquite e, também, protegem na vida adulta, diminuindo a hipertensão, obesidade e colesterol.