Projeto de duplicação da RJ 106 é analisado por prefeitos e Petrobras



Os prefeitos Dr. Aluízio, de Macaé; Alcebíades Sabino, de Rio das Ostras; o representante da Câmara Vereadores de Carapebus, Julinho, e o chefe de Gabinete desse município, Marcelo Souza, avaliaram o resumo do projeto executivo para a duplicação da RJ-106, Rodovia Amaral Peixoto, elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) durante a 63a Reunião do Comitê de Coordenadores e 23a Reunião do Comitê Diretório do Programa de Desenvolvimento para Macaé e Região (Prodesmar). O encontro aconteceu na manhã de terça-feira (15), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, no bairro São José do Barreto.

O convênio do Prodesmar firmado entre Macaé, Petrobras e Governo do Estado teve início em 2008. A intenção desse encontro foi agregar os gestores de Rio das Ostras e de Carapebus para o fortalecimento regional. O Prodesmar é um fórum de discussão que busca viabilizar o planejamento estratégico da Região Norte Fluminense; os sistemas operacionais de segurança pública, como os de câmeras de monitoramento; a qualificação profissional e a duplicação da RJ106.

O projeto executivo apresentado que compreende o percurso da ponte Estaiada sobre o Rio das Ostras e à Lagoa de Imboassica, em Macaé, deverá ser revisto por necessidade de atualização de diagnósticos, especialmente no trecho do lote 1, em Macaé.

 Melhorias já foram feitas com recursos municipais, como a nova via no entorno do Parque de Tubos que funciona em binário com a RJ-106. Estes estudos tiveram início em 2010, por isso o projeto precisa ser atualizado. O importante é que aqui fortaleçamos um discurso regional que beneficiará a todos os municípios. A prioridade é incluir, até maio, as rubricas para o empenho do projeto executivo, já licitado, e da duplicação da RJ-106 no Plano Plurianual (PPA) do Estado. Estamos buscando isso junto ao DER, às Secretarias de Estado de Transporte e de Planejamento e aos Ministérios do Transporte e das Cidades, disse Dr. Aluízio.

Outras benfeitorias estão previstas para execução municipal, como a duplicação da ponte Estaiada, em parceria com Rio das Ostras, e a construção da estrada de Santa Teresa, em convênio com o governo do Estado. Essa via ligará o trecho de Parque de Tubos a RJ-168. Essas obras conjugadas à duplicação da RJ-106 poderão resolver os problemas de mobilidade urbana até 2029, segundo o estudo do DER.

Os levantamentos do DER detectaram a precariedade da via em relação à saturação. Atualmente os trechos dos lotes 1 (Macaé) e 2 (Rio das Ostras) da RJ-106 possuem pista simples com duas faixas, por onde circulam, de segunda a sexta-feira, uma média de 12 mil veículos por dia. Com as obras de duplicação da Rodovia Amaral Peixoto - projetadas de forma a minimizar impactos ambientais - a rodovia passará a ter duas faixas no lote 1 e três faixas no 2; ciclovia (2); passeio para pedestres; paradas de ônibus ordenadas, semaforização e interseções adequadas. A nova via passará a funcionar como uma avenida dos grandes centros urbanos.

As análises do DER também orientaram para a preservação da via férrea paralela à rodovia. A intenção é que estudos de viabilidade sejam feitos sobre essa estrutura. Isso porque o DER apontou para a necessidade dos sistemas de mobilidade urbana evoluírem para o transporte de massa de qualidade, que ofereça conforto à população.

Participaram da reunião: o gerente de Planejamento e Gestão da UN-BC Petrobras, Luis Renato de Souza Justino; o gerente de Comunicação e Segurança de Informações da UN-BC Petrobras, Vaney Cunha; a representante da Secretaria de Estado de Planejamento, Rita de Cássia Brito, os secretários municipais de Macaé de Mobilidade Urbana, Obras e Ordem Pública/Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e secretários municipais de Rio das Ostras e Carapebus.

Foto: Flávio Sardou

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