Semana Santa: Anvisa alerta sobre qualidade do pescado



O feriado da Semana Santa já está próximo e para o consumidor não realizar uma compra ruim, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Anvisa) separou algumas orientações importantes para serem seguidas, pelo fato do peixe ser um alimento altamente perecível. Caso o alimento não obedeça a padrões de higiene, pode causar doenças, principalmente uma séria infecção alimentar.

O consumidor deve dar preferência ao pescado fresco e quando solicitado, o vendedor deverá limpar o produto na presença do consumidor. O peixe em postas deverá ser exposto à venda em balcão refrigerado. O produto não deverá ficar exposto sobre folhas (verduras) para decoração, pois há risco de contaminação dos alimentos. 

O peixe fresco deve ser mantido sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo para retardar a sua deterioração. Os balcões expositores sem unidade de frio deverão ser abastecidos com gelo de água potável, em quantidade suficiente para manter a temperatura do pescado em torno de 0ºC a +2°C. Recomenda-se a proporção de 2 kg de gelo para 1 kg de pescado. 

O consumidor deverá ficar atento ao acúmulo de água ou gelo, indicando que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída. 

Características sensoriais que atestam a qualidade do pescado:

O peixe fresco de qualidade possui escamas firmes, resistentes, translúcidas e brilhantes 

Os olhos devem estar ocupando totalmente as órbitas 

A membrana que reveste a guelra deve ser rígida e estar com os vasos de sangue cheios 

A pele deve estar úmida e sua musculatura bem firme 

O cheiro do peixe é parecido com a maresia da praia 

Consuma dentro do prazo de 24 horas após a compra 

Logo após comprar o pescado no comércio, transporte-o de forma rápida e o acondicione sob refrigeração até o momento do preparo para consumo. 

Foto: Ana Chaffin 

Notícias Relacionadas

cidades 7885500647801118941

Postar um comentário

emo-but-icon

Baixe nosso Aplicativo


+ Lidas

Comentários

Siga-nos no Twitter

Facebook

Publicidade

PUBLICIDADE

item