Após 5 anos, Lei Seca chega a 1,5 milhão de abordagens no Rio
https://geracaoqueavanca.blogspot.com/2014/05/apos-5-anos-lei-seca-chega-15-milhao-de.html
Em março de 2009, quando foi lançada a Operação Lei Seca (OLS) no Rio, 20% dos motoristas abordados nas blitzes tinham teste positivo para embriaguez. Cinco anos depois, caiu para 7,9% a porcentagem de condutores flagrados embriagados. É o que aponta o balanço divulgado nesta terça-feira (27) pela Secretaria de Governo. Segundo a Secretaria, na sexta-feira (23) a OLS atingiu a marca de 1,5 milhão de abordagens.
Para o tenente-coronel Marco Andrade, coordenador da OLS, a redução em mais da metade de flagrantes de embriaguez reflete a mudança no comportamento da sociedade fluminense.
Andrade destacou que o resultado é fruto das ações de educação e conscientização. Além das ações nas blitzes, a OLS promoveu palestras em escolas, empresas e universidades para alertar sobre os riscos de combinar ingestão de bebida alcoólica à direção de veículo automotor.
O tenente-coronel Marco Andrade destacou que a meta para 2014 da OLS é intensificar a fiscalização no interior do estado. A cada fim de semana são realizadas entre quatro e seis ações em municípios do interior.