Fluminense frustra público no Maracanã, cai diante do Vitória e perde a primeira

https://geracaoqueavanca.blogspot.com/2014/05/fluminense-frustra-publico-no-maracana.html
Mais de 50 mil pessoas foram ao Maracanã e não assistiram a uma partida ruim do Fluminense. O segundo maior público da temporada no estádio, no entanto, viu o Vitória ser mais eficiente nas oportunidades que apareceram e triunfar por 2 a 1, acabando com o desempenho perfeito que o clube carioca tinha no Campeonato Brasileiro até então.
Marquinhos fez os dois gols da equipe baiana, que venceu pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, chegou aos quatro pontos e ficou no meio da tabela. Estacionado nos seis, o Fluminense perdeu a liderança para o Cruzeiro.
Melhor em todo o primeiro tempo, o Fluminense chegou a acertar a trave, mas não marcou e acabou castigado no início da etapa final, em chute de Marquinhos desviado por Fred. O mesmo Marquinhos puxou contra-ataque e ampliou.
Cristóvão Borges tentou a sorte com Walter, apostando nos cruzamentos, e chegou a descontar já no finalzinho, aos 42, com um gol irregular de Wagner. Houve uma tentativa de pressão nos minutos derradeiros, bem suportados pelo Vitória.
Domínio tricolor
O Vitória começou a partida assustando o Fluminense, e Diego Cavalieri teve de fazer defesa difícil em chute de Souza após falha de Elivelton. Daí em diante, a equipe tricolor estabeleceu seu domínio na primeira etapa, embora não tenha conseguido balançar a rede de Wilson.
Os comandados de Cristóvão Borges tocavam bem a bola pelo meio, contando com jornada criativa de Darío Conca, e sabiam também usar as beiradas. Com Fred executando o papel de pivô na meia-lua, Rafael Sobis fazia bem o pêndulo, caindo pelos dois lados e criando dificuldades para a marcação.
A primeira grande oportunidade dos donos da casa surgiu em passe de Conca para Carlinhos, que cruzou após a falha de Marquinhos. Sobis chegou batendo após o quique da bola e acertou o poste esquerdo de Wilson. Não funcionava o contra-ataque do Vitória, que se via obrigado a ficar no campo de defesa.
Quando a saída não era boa, o Fluminense aproveitava. Sobis quase marcou depois de roubar uma bola na frente, parando em Wilson. Pouco depois, nova saída errada rubro-negra, e Wagner invadiu a área pela esquerda. Ele tentou devolver o passe recebido de Conca, que só não marcou porque, na pequena área, não teve equilíbrio para finalizar.
Gols rubro-negros
As equipes voltaram para o segundo tempo com as mesmas disposições, mas o Vitória aproveitou um rebote para mudar a feição do jogo, aos oito minutos. Após batida de falta de Ayrton e corte parcial da defesa, Marquinhos dominou na meia direita e bateu forte. O chute era defensável, mas o leve desvio na cabeça de Fred matou Cavalieri.
Atordoado, o Fluminense quase levou outra pancada no minuto seguinte, quando Caio ganhou na velocidade pela direita e cruzou de dentro da área. Cavalieri cortou e impediu que Juan aproveitasse o rebote, bloqueando o chute. Juan ainda pôde rolar para Souza, que chutou à direita.
Empurrada pela torcida, a formação das Laranjeiras criou boa jogada com passes inteligentes de Sobis e Conca, mas Wagner bateu para fora. Minutos mais tarde, aos 26, Cristóvão Borges resolveu apostar em mais um centroavante, Walter, que substituiu Sobis.
A presença desse homem de área a mais fez os cruzamentos se tornarem mais frequentes. Dão assustou o próprio goleiro em um deles, e Fred não errou por muito em outro. Foi em uma falta sofrida por Conca, porém, que a rede foi balançada, já aos 42 - Wagner aproveitou o rebote, em posição de impedimento. Não foi suficiente.