Funemac abre I Seminário de Pesquisa e Extensão na Cidade Universitária
https://geracaoqueavanca.blogspot.com/2014/05/funemac-abre-i-seminario-de-pesquisa-e.html
O I Seminário de Pesquisa e Extensão Universitária, realizado pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), foi aberto, na tarde desta terça-feira (13), no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Começou com abordagem sobre a Doença de Chagas, descoberta em 1909, pelo cientista brasileiro Carlos Chagas, com apresentação do professor José Nepomuceno e alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o projeto Caracterização Funcional e GtPases da Superfamília RAS no parasito GTrypanosoma Cruzi.
O evento foi aberto pela equipe da Superintendência Acadêmica e continuará nestas quarta e quinta-feira (14 e 15), das 9h às 17h. O objetivo é apresentar os trabalhos fomentados pela prefeitura, por meio da Funemac, no período de 2013/2014, produzidos por bolsistas dos diversos cursos superiores oferecidos no campus e também no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), o polo Barreto da UFRJ.
Durante os três dias serão apresentados os resumos de alunos, professores e coordenadores dos projetos, com temáticas diferenciadas e das três instituições de ensino superior que compõem a Cidade Universitária: além da da UFRJ, também a Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), que é pública municipal.
Neste primeiro dia também foram apresentados projetos sobre Organizações Sociais na Saúde e a Organização Social como Instrumento de Concreção dos Direitos Sociais (UFF); A Função Social Exercida pelas Sociedades Empresariais do Ramo Petrolífero do município e Ambiente Virtual para Apoio à Educação na FeMASS.
A organização do evento é da Superintendência Acadêmica da Funemac, através do Núcleo de Apoio e Fomento à Pesquisa (Nafpa), do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP) e do Centro de Extensão Universitária e Sociedade (Centrexs).
O fomento à pesquisa é uma das missões da Funemac e, por isto, torna-se fundamental divulgar para a sociedade os trabalhos desenvolvidos no campus. O resultado de cada trabalho o público poderá conferir, em breve, no site da Funemac no portal da prefeitura: www.macae.rj.gov.br.
A Cidade Universitária está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.
Programação
Quarta-feira, de manhã, a partir das 9h:
UFRJ:
1 - Avaliação do Uso Racional de Medicamentos por Idosos Hipertensos;
2 - Avaliação das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária no Ano de 2012 em Macaé de seus Residentes: Indicador de Acesso e Qualidade da Atenção Primária;
3 - Avaliação Farmacológica de Produtos Naturais Bioativos no Músculo Liso Vascular: Potencial Vasodilatador com Aplicação na Disfunção Vascular
4 – Modelo para a Dinâmica Circadiana de Mobilidade Populacional em Macaé
5 – Condição Pós-Moderna do Homem e Expansão Universitária: Sensos e Contrassensos de uma Relação Mal Definida
6 – Fluxos das Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras para a Região Costeira do Norte Fluminense
7 – Envolvimento de Proteínas de Ligação do Heme no Stress Oxidativo de Inseto: uma Abordagem Evolutiva e Molecular
8 – Florística e Fitossociologia da Mata da Pesagro, Macaé
UFF:
1 – Pedagogia Constitucional
À tarde, a partir das 14h:
UFRJ:
1 – Isolamento e Atividade anticoagulante dos Polissacarídeos Sulfatados da Macroalga Marinha Penicillus Captatus
FeMASS:
1 – Desenvolvendo Objetos e Aprendizagem Mobile: uma Experiência Prática
2 – Ciências Cognitivas Aplicadas ao Desenvolvimento de Objetos e Aprendizagem
3 – LOF: um Repositório para Desenvolvimento Colaborativo de Projetos de Objetos e Aprendizagem
UFRJ:
1 – As Práticas da Educação Ambiental e as Mudanças de Atitudes dos Atores Envolvidos
UFF:
1 – Direitos Sociais e Políticas Públicas do Governo Federal para a Região de Macaé e Arredores: o Projeto Reuni.
Foto: Gabriel Emerik