Funemac e FMC abrem ao público a exposição Dom Quixote



O vernissage realizado pela prefeitura, na noite desta segunda-feira (5), da exposição Dom Quixote, fruto da parceria entre as fundações Educacional de Macaé (Funemac) e de Cultura (FMC), foi um convite ao público para que participe da mostra. A visitação é gratuita e vai até o dia 13 de junho, das 9h às 22h, na galeria de arte da Funemac, localizada na Cidade Universitária.

A mostra é uma “releitura” do romance Dom Quixote, do autor espanhol Miguel de Cervantes, feita por Carlos Drummond de Andrade com base nos desenhos de Candido Portinari, que interpretou a mesma obra com seus traços a lápis e em cores. As réplicas da obra foram cedidas pela FMC e proporcionam uma viagem entre poesias como "O Macaco bem Informado", "O Derrotado Invencível", "Aventura do Cavalo de Pau", "Aqui Del-Rei", "Solilóquio da Renúncia", "Esdruxularias de Amor Penitente" e outras, que dão aula da literatura universal em meio aos desenhos.

A abertura da exposição foi feita pelos presidentes das fundações, respectivamente, Gleison Guimarães e Juliano da Fonseca, que falaram da importância da parceria entre os órgãos municipais em prol da sociedade, mexendo com os sentimentos das pessoas por meio da arte.

Esta exposição é o marco da parceria entre a Funemac/FMC neste espaço legítimo de educação e arte, uma vez que cultura é vida e, junto com a educação, é o que as pessoas que circulam pela Cidade Universitária querem encontrar no cotidiano do campus – disse o presidente da Funemac, Gleison Guimarães.

O presidente da FMC, Juliano Fonseca, também ressaltou a importância da parceria que leva cultura para junto de todos.

A ideia da Fundação Macaé de Cultura com esta parceria é humanizar este espaço da Funemac com o olhar da cultura, uma vez que já dispomos do acervo municipal que é importante que toda a sociedade conheça. Futuramente, também traremos para a Funemac música, dança, teatro e outros eventos, selando o compromisso da gestão transversal.

A coleção original de Dom Quixote, de Cervantes, Portinari e Drummond, é pertencente ao acervo da Fundação Raymundo Ottoni de Castro Maya – Museu Chácara do Céu, localizada em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, desde 1973/74.

A Cidade Universitária fica à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

Foto: Gabriel Tebaldi

Notícias Relacionadas

cidades 1941504236002325753

Postar um comentário

emo-but-icon

Baixe nosso Aplicativo


+ Lidas

Comentários

Siga-nos no Twitter

Facebook

Publicidade

PUBLICIDADE

item