Prefeitura de Casimiro de Abreu discute ações de acessibilidade em seminário regional
https://geracaoqueavanca.blogspot.com/2014/05/prefeitura-de-casimiro-de-abreu-discute.html
Encontro aconteceu em Itaboraí e serviu para que os municípios do Conleste trocassem experiências de projetos realizados.
Uma comitiva de Casimiro de Abreu participou na última quarta-feira, dia 14, em Itaboraí, do Seminário Cidade para Todos – ações e projetos em acessibilidade na região do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste). Durante o evento, os representantes puderam compartilhar as ações feitas no município e também receber novos conhecimentos que poderão ser utilizados em projetos futuros. Outras 13 cidades do Conleste estiveram presentes nas palestras, fóruns e debates.
Para o coordenador da Agenda 21 de Casimiro de Abreu, Gerson Vieira, muitas das informações apresentadas pelos palestrantes foram novas e podem colaborar ainda mais para os próximos projetos em cada município do Conleste. "Casimiro está a frente de muitos municípios. Todas as novas obras já estão adaptadas. Isso se deve a uma parceria que temos com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos". Ele destacou a acessibilidade de praças, escolas, prédios públicos, postos de saúde e a instalação de sinais sonoros. "O Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Córrego da Luz, por exemplo, prevê não só um centro administrativo adaptado, como também uma trilha inclusiva para os deficientes", disse.
De acordo com a subsecretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sinara Vilela, o evento foi uma oportunidade de troca de conhecimento não só para os representantes do poder público, mas também para a sociedade civil. “Esta troca de informações vai nos proporcionar conhecimentos que podem garantir ainda mais a acessibilidade e mobilidade urbana em nosso município”.
Presente no evento, a subsecretária municipal de Educação, Gracenir Oliveira, informou que todas as escolas entregues nos últimos anos já estão adaptadas. “Nas antigas, estamos fazendo reformas para que fiquem nas mesmas condições. Esta é uma ação de prioridade”. Participaram também do evento o secretário de Turismo e Evento, Oscar Pires Júnior a presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Casimiro de Abreu (Iprev), Vera Bezerra Campos.
O SEMINÁRIO – O evento, que contou o apoio das Agendas 21 da Região do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), abordou nas palestras temas como: “O estudo da prevalência de incapacidade”, “Acessibilidade no Esporte”, Empregabilidade da pessoa com deficiência”, “Inclusão e diversidade na educação” e “Acessibilidade nas cidades brasileiras”. Os atletas paraolímpicos Carlos Augusto Barbosa e Antônio Carlos Martins deram depoimentos sobre os desafios que enfrentaram diariamente nas cidades por onde passam.
Foto: Divulgação