Projeto da Prefeitura de Casimiro de Abreu ajuda moradores a realizarem o sonho da casa própria

Por meio da Planta Social, Secretaria Municipal de Habitação, Saneamento e Urbanismo já beneficiou cerca de 90 famílias 


O projeto Planta Social, realizado pela Prefeitura de Casimiro de Abreu por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Saneamento e Urbanismo, tem ajudado aos munícipes a realizarem o sonho de ter a casa própria. Com ele, o morador consegue a planta do futuro imóvel a ser construído e também ficar isento das taxas, o que gera uma grande economia. Desde que foi lançada, a iniciativa já beneficiou cerca de 90 famílias. 

De acordo com a arquiteta da Secretaria de Habitação, Marilene Accurso, as plantas só podem ser feitas para casas de até 60 metros quadrados e que estejam no primeiro pavimento. Os projetos visam dar toda a habitabilidade e acessibilidade para às famílias que vão morar no novo lar. “Neste espaço conseguimos colocar dois quartos, mas já tive um caso em que projetei três e ficou muito bem subdividido”, disse Marilene. No final do processo, o proprietário recebe um documento legitimando a posse. “É bom ressaltarmos que não podemos fazer ampliação de imóvel algum”, destacou a arquiteta. 

ISENÇÃO - Quem se encaixa no programa fica isento do preço do projeto e das taxas. Segundo Marilene, a economia é grande, pois, normalmente, somente as taxas giram em torno de R$ 500 e em relação ao projeto existem engenheiros que cobram até R$ 25 o metro quadrado. 

Segundo a secretária municipal de Habitação, Saneamento e Urbanismo,Eliane Benjamim, a iniciativa da prefeitura não só oferece uma qualidade de vida às pessoas de baixa renda, facilitando o acesso ao sonho da casa própria, mas, também, evita o crescimento desorganizado. 

Para ter acesso, o beneficiário precisa ser dono de um terreno, ter uma renda familiar de até três salários mínimos e procurar a secretaria para apresentar os documentos como CPF, Identidade e Comprovante de Residência. Os interessados devem ir à secretaria às segundas e terças-feiras, de 9 às 17 horas, e às quartas, de 9 horas ao meio dia. Aquelas pessoas que já possuem a casa pronta na metragem determinada e preenchem as outras exigências, podem procurar a secretaria para conseguir o Habite-se e legalizar o imóvel. 

FELIZ DA VIDA – Um dos beneficiados pelo programa foi Marcelo Ramos. Ele e a mãe ficaram sabendo do projeto por meio de amigos e foram até a secretaria. “Meu filho é portador de necessidades especiais e a planta projetada incluiu um banheiro adaptado. Se não fosse este projeto, a construção da minha casa iria demorar muito mais. Agradeço a todos que me receberam super bem”, disse Maria da Glória Peres.

Foto: Juliana Guzzo



Notícias Relacionadas

cidades 4016565114198076902

Postar um comentário

emo-but-icon

Baixe nosso Aplicativo


+ Lidas

Comentários

Siga-nos no Twitter

Facebook

Publicidade

PUBLICIDADE

item