Saúde registra mais de 500 mil atendimentos em 2014


Prevista pela Constituição Federal, a prestação de contas da Secretaria de Saúde foi realizada na segunda-feira (26), na Câmara Municipal. Na audiência pública foi apresentado um balanço dos programas, atendimentos e metas referentes aos primeiros quatro meses de 2014. Um dos destaques foi o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), que resultou em redução de 98% do número de casos da doença em relação ao ano passado. Outro dado importante foi o número de atendimentos na rede municipal, que ultrapassou os 500 mil: de janeiro a abril foram 484 mil atendimentos ambulatoriais, entre consultas médicas e exames; aproximadamente 9 mil de alta complexidade e 61 mil atendimentos entre os Centros de Especialidades e as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O secretário de Saúde, Flávio Antunes, ressaltou o trabalho na área de prevenção com a expansão na cobertura de saúde da família. “Nossa meta é aumentar a cobertura para 70%. Atualmente, atendemos 32% pela Estratégia Saúde da Família”, disse o secretário, acrescentando que, de janeiro a abril, foram realizadas 112 mil visitas domiciliares, que incluem médico, enfermeiro, agentes comunitários de saúde e outros profissionais de nível médio e superior.

Na prevenção, outro trabalho destacado durante a audiência foi a vacinação, que ultrapassou as metas estabelecidas. Um exemplo é a vacina pentavalente (imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B), com 95% de meta e cobertura de 152%.

A inclusão da vacinação contra o HPV em meninas com idade entre 11 e 13 anos, por exemplo, obteve uma adesão de 103% na primeira dose da campanha. A segunda será em setembro.

Foto: Juranir Badaró

Notícias Relacionadas

cidades 2974979504454612664

Postar um comentário

emo-but-icon

Baixe nosso Aplicativo


+ Lidas

Comentários

Siga-nos no Twitter

Facebook

Publicidade

PUBLICIDADE

item