Revista Você S/A destaca Rio das Ostras e Macaé como duas cidades que mais geram empregos


Na edição de Março de 2014, a Revista Você S/A, uma das mais conceituadas na área de profissão e carreira, trouxe uma listagem das principais cidades do estado do Rio de Janeiro que mais aqueceram o mercado de trabalho com novas oportunidades de emprego.

Boa parte dos municípios estão na região metropolitana, refletindo a importância dos setores de serviços e do comércio na geração de empregos (em números de vagas). Na listagem a seguir você confere a posição dessas cidades e o número de vagas fornecidas no ano de 2013.

CIDADES
NÚMERO DE VAGAS
1º Rio de Janeiro
48.027
2º Niterói
5.086
3º Nova Iguaçu
4.873
4º Campos
4.747
5º São Gonçalo
4.585
6º Macaé
4.453
7º São João de Meriti
3.225
8º Resende
509
9º Rio das Ostras
1.985
10º Cabo Frio
1.936

Crescimento Populacional em Rio das Ostras, uma das cidades destacadas pela Revista Você S/A.

Rio das Ostras vem se destacando por seus investimentos em infraestrutura e saneamento básico, é considerado modelo em iniciativas permanentes de programas e projetos de geração de emprego e renda. Além de ser um dos mais visitados destinos turísticos da Região Costa do Sol. Segundo dados oficiais na página da Prefeitura da cidade, em 2013 a população de Rio das Ostras alcançou a marca populacional de 122 mil pessoas.

Tanto a cidade de Rio das Ostras quanto a cidade de Macaé, são dois polos de grande atratividade para profissionais interessados em ingressar na área de Petróleo e Gás, setor esse que se destaca no cenário econômico e financeiro dessas duas grandes potências da Região dos Lagos.

Já em Macaé


A economia de Macaé cresceu 600% nos últimos dez anos – mais do que a da China – Macaé é uma cidade em constante evolução. Por conta do desenvolvimento da indústria do petróleo e gás, especialmente a partir da quebra do monopólio estatal, em 1997, a cidade hoje é bem diferente da vila de pescadores dos anos 70.

O crescimento da indústria do petróleo provocou o aumento populacional, com a chegada de gente de todo o país e do mundo para trabalhar em Macaé. A população triplicou – são 206.748 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE, estimativa feita com base no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Dez por cento da população é de estrangeiros. A Bacia de Campos – onde se localiza Macaé – é responsável por 80% da produção de petróleo e 47% da produção de gás natural do país.

Macaé é a primeira cidade do estado e a primeira do Norte Fluminense em desenvolvimento. Este é o resultado da pesquisa feita pelo sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que calcula o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). A pesquisa foi realizada com o aval do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro (Cide).

O desenvolvimento de Macaé ocorre, de acordo com a pesquisa da Firjan, nas esferas de educação, saúde e trabalho e renda. A região Norte Fluminense representou em 2006, segundo fontes da Fundação Cide, 48,4 % do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do estado do Rio de Janeiro. Além disso, nessa região, de acordo com dados fornecidos pelo IBGE, aconteceram 44,3% do número de empregos com carteira assinada na indústria fluminense.

A participação na economia no ano de 2006, segundo pareceres da Fundação Cide e do governo do Estado do Rio de Janeiro, se realiza na nossa região considerando que 23,3% se dá no setor de petróleo e gás; 16,7%, na indústria de transformação; 5,9% (construção civil) e em outros setores econômicos, 3,7%.

De acordo com o IBGE, o PIB per capita do município é de R$ 42 mil.

Notícias Relacionadas

profissão 5587023435380452408

Postar um comentário

emo-but-icon

Baixe nosso Aplicativo


+ Lidas

Comentários

Siga-nos no Twitter

Facebook

Publicidade

PUBLICIDADE

item