Macaé terá programação para o Dia Mundial sem Tabaco


Para alertar a população sobre os danos do tabaco e proteger as pessoas que não fumam, a Prefeitura de Macaé preparou algumas ações que visam celebrar o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio). As atividades no município acontecerão no próximo dia 28 e serão baseadas no fortalecimento da Lei Municipal 3.990 de 2013, que proíbe o consumo de cigarros ou qualquer derivado do tabaco em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, dentre as principais causas de mortalidade identificada no município de Macaé, entre 2008 e 2011, 40% estão relacionadas a doenças, provavelmente, causadas pelo uso crônico de tabaco, sendo 25% por problemas no aparelho circulatório e 15% associadas a neoplasias (tumores). 

A programação, que traz o slogan “Macaé Sem Fumo”, será marcada por encontros, das 9h às 12h, no Centro Administrativo Luiz Osório. A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) irá discutir o assunto com donos de bares e restaurantes. O objetivo é orientar quanto ao cumprimento da legislação sobre ambiente livre de tabaco. 

Na ocasião, também haverá conscientização com os servidores municipais, promovida pela equipe da Coordenadoria de Política Sobre Drogas e da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, da secretaria de Saúde. A proposta é sensibilizá-los sobre o tabagismo passivo. 

A ideia é, indiretamente, fazer com que o tabagista reduza o uso do tabaco e, assim, não prejudique quem está no mesmo ambiente -, frisou a coordenadora de Política Sobre Drogas, Claudia Magaldi. 

As ações também terão visitas nos estabelecimentos comerciais da área central para afixar os adesivos referentes ao Macaé Sem Tabaco. “O intuito é mostrar a importância de combater o tabagismo como sério problema de saúde pública, que comparado com as doenças crônicas, obesidade e cardiovasculares, também tem possibilidades de prevenção e tratamento”, acrescentou Claudia. 

A prefeitura tem realizado serviços como a ampliação de ação para redução do número de fumantes, fiscalização dos ambientes públicos, para que as exigências sejam cumpridas, além de intensificação do tema nas escolas. 

O subsecretário de Saúde, Michel Haddad, reforça os dados do Ministério da Saúde e acrescenta que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo, com mais de 4,9 milhões de mortes anuais, ou seja, mais de 10 mil mortes por dia. 

No Brasil, segundo dados da Organização Panamericana de Saúde, mais de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo -, disse Michel. Ele esclarece ainda que existem provas científicas sobre várias doenças relacionadas ao uso do tabaco. "Para a pessoa que para de fumar, os riscos vão diminuindo e o seu organismo vai se restabelecendo", orienta. 

Em Macaé, o atendimento das pessoas que desejam parar de fumar funciona na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Ad Porto), localizado na rua Velho Campos, 1071, Centro, de segunda a sexta-feira. O telefone de contato é (22) 2796-1295

Descentralização do tratamento do tabagismo 

A partir de junho, a Prefeitura de Macaé iniciará a expansão do tratamento das pessoas que desejam parar de fumar no distrito do Sana, região serrana da cidade. O serviço será oferecido pela equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), na rua José Jesus Júnior, sem número. Os usuários receberão o cuidado de uma equipe multiprofissional. 

A comunidade também foi envolvida no projeto. Os alunos do Colégio Municipal do Sana propuseram um concurso de curta metragem que será apresentado no dia 26 de maio, dando início as ações pelo Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio). Participam cinco grupos e três deles serão premiados. 

Na ocasião, serão realizadas diversas atividades, como capoeira, jiu-jitsu, tecido acrobático, ginástica laboral (Cemeas). O objetivo é prevenir o tabagismo e divulgar o serviço para comunidade. Estão incluídas ainda panfletagem da equipe, que acontecerá nas pousadas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais do Sana. 

Outras informações pelo telefone (22) 2793-2548.

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

cidades 8457959483242351447

Postar um comentário

emo-but-icon

Baixe nosso Aplicativo


+ Lidas

Comentários

Siga-nos no Twitter

Facebook

Publicidade

PUBLICIDADE

item